dc.description.abstract |
Este trabalho teve como objetivo principal apresentar uma proposta de que é possível mudar esse contexto que está aí de que a “educação é para todos” e que bem sabemos na prática isso não acontece, tudo está interligado, tudo é muito complexo, pois a prática e a teoria estão desafinadas, separadas. Se eu não cuido do ser humano hoje é sinal que vamos ter problemas pela frente, afinal, estamos interligados pela internet que é “rede”, não adianta cuidar de si apenas, mas de todos para que possamos ter um mundo diferente e melhor. É preciso que todos juntos cuidem de todos, e essa é a grande tarefa da educação e da escola, mostrar para as novas gerações que é possível viver bem, ser feliz, sonhar e realizar seus sonhos. O presente trabalho foi realizado com os estudantes da 8ª série EJA do município de Itaporanga PB na EEEF. Simeão Leal. A fundamentação teórica baseou-se em teóricos como Paulo Freire (2013), Augusto Cury (2004), dentre outros. A pesquisa foi aplicada com 30 alunos da turma acima citada, a metodologia utilizada foi descritiva e exploratória, em que foram realizados saraus de leitura com esses estudantes envolvendo fragmentos de Paulo Freire. Esses saraus foram realizados em Agosto, setembro e outubro, obtivemos como resultados satisfatórios já ao comparamos com outras turmas que não tinham vivenciado o estudo e a pesquisa, percebíamos logo a diferença eram apáticos, tristes, revoltados até. Dessa forma, concluímos que quando apresentamos propostas ou possibilidades de zelarmos e cuidarmos do ser humano através de uma educação que cuida das relações interpessoais, está projetando um futuro melhor para todos. Optamos assim por avançar respeitando as diferenças uns dos outros. |
pt_BR |