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A gestão por competências tem despontado no mundo contemporâneo como alternativa para
que o gerenciamento de pessoas seja articulado com a estratégia da organização. O presente
estudo objetivou analisar o nível de desenvolvimento das competências profissionais dos
servidores atuantes na área de gestão de pessoas do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).
Com vistas ao alcance desse escopo, produziu-se um referencial teórico abrangendo tópicos
concernentes ao constructo competências relativos aos seus conceitos, métodos e perspectivas
que podem concomitantemente impactar positivamente outros pontos inerentes à gestão
organizacional (estratégia, cultura, liderança, clima entre outros) e contribuir para a melhoria
do desempenho da instituição em estudo. Para viabilizar o alcance do objetivo, foi realizado
um estudo de caso, de natureza quantitativa e descritiva, em que se utilizou um questionário
para coleta dos dados. Tal instrumento incluiu itens relacionados a variáveis sócio –
profissionais e um conjunto de assertivas descritoras de competências, que foram subdividas
em cinco dimensões, a saber: funcional, técnico-profissional, social, comportamental e
política e que objetivavam analisar o nível de domínio das competências individuais dos
servidores na prática do seu contexto profissional e o grau de estímulo por parte pelo TJPB
para o fomento ao desenvolvimento dessas competências. O resultado auferido constatou que
a partir da concepção dos partícipes, estes denotaram possuir um domínio das competências
elencadas consideravelmente superior ao incentivo propagado pelo Tribunal de Justiça para o
desenvolvimento dessas competências no âmbito institucional. Enseja-se, portanto, que os
resultados obtidos nesta monografia possibilitem a iniciativa de implantação de um sistema de
gestão voltado a tendências modernizadas que busque enaltecer as qualificações tanto técnicas
quanto interpessoais dos servidores para fomentar o desenvolvimento de competências
essenciais ao melhor desempenho da organização em um processo de aprimoramento
contínuo com a finalidade precípua de estabelecer estratégias de gestão de pessoas que
agreguem valor ao TJPB e com isso viabilize uma prestação de serviços adequada ao cidadão,
mas também promova a satisfação do servidor no ambiente de trabalho. |
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