Resumo:
A busca pela inclusão de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais dentro das
escolas de ensino regular tem implicações na prática pedagógica. Uma delas é a falta de
preparo dos professores, que não sabem como atuar e acabam esforçando-se demasiadamente
nas atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula. A pesquisa surgiu do interesse em
verificar o papel do professor na educação inclusiva e como eles reagem quando recebem
alunos com necessidades especiais em suas salas de aula, uma vez que o tema inclusão ainda é
um grande desafio para a maioria dos professores, pois os mesmos não possuem formação em
Educação Especial. A discussão atual acerca da questão dos direitos humanos, vem
provocando mudanças na Educação. Em 1948, estabeleceu-se na Declaração dos Direitos
Humanos que “Todo ser humano tem direito à Educação”. Assim, as instituições de ensino
vêm adequando-se para incluírem todos os indivíduos, especificamente, proporcionando
inclusão de deficientes nas escolas regulares, visando uma educação sem discriminação e sem
preconceitos. Neste cenário, o psicólogo aparece como um importante profissional para
facilitar as relações entre professores e alunos.
Descrição:
ALMEIDA, Célia maria Feitosa de. O papel do professor na educação inclusiva na Escola estadual de Ensino Fundamental Severina de Almeida. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.