UEPB - Repositório Digital

O papel do professor na educação inclusiva na Escola Estadual de Ensino Fundamental Severina Almeida

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Célia Maria Feitosa de
dc.date.accessioned 2014-11-07T18:58:56Z
dc.date.available 2014-11-07T18:58:56Z
dc.date.issued 2014-11-07
dc.identifier.issn CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6110
dc.description ALMEIDA, Célia maria Feitosa de. O papel do professor na educação inclusiva na Escola estadual de Ensino Fundamental Severina de Almeida. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A busca pela inclusão de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais dentro das escolas de ensino regular tem implicações na prática pedagógica. Uma delas é a falta de preparo dos professores, que não sabem como atuar e acabam esforçando-se demasiadamente nas atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula. A pesquisa surgiu do interesse em verificar o papel do professor na educação inclusiva e como eles reagem quando recebem alunos com necessidades especiais em suas salas de aula, uma vez que o tema inclusão ainda é um grande desafio para a maioria dos professores, pois os mesmos não possuem formação em Educação Especial. A discussão atual acerca da questão dos direitos humanos, vem provocando mudanças na Educação. Em 1948, estabeleceu-se na Declaração dos Direitos Humanos que “Todo ser humano tem direito à Educação”. Assim, as instituições de ensino vêm adequando-se para incluírem todos os indivíduos, especificamente, proporcionando inclusão de deficientes nas escolas regulares, visando uma educação sem discriminação e sem preconceitos. Neste cenário, o psicólogo aparece como um importante profissional para facilitar as relações entre professores e alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Janine Vicente Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Inclusão social pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title O papel do professor na educação inclusiva na Escola Estadual de Ensino Fundamental Severina Almeida pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta