dc.contributor.author |
Almeida, Célia Maria Feitosa de |
|
dc.date.accessioned |
2014-11-07T18:58:56Z |
|
dc.date.available |
2014-11-07T18:58:56Z |
|
dc.date.issued |
2014-11-07 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 370.115 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6110 |
|
dc.description |
ALMEIDA, Célia maria Feitosa de. O papel do professor na educação inclusiva na Escola estadual de Ensino Fundamental Severina de Almeida. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A busca pela inclusão de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais dentro das
escolas de ensino regular tem implicações na prática pedagógica. Uma delas é a falta de
preparo dos professores, que não sabem como atuar e acabam esforçando-se demasiadamente
nas atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula. A pesquisa surgiu do interesse em
verificar o papel do professor na educação inclusiva e como eles reagem quando recebem
alunos com necessidades especiais em suas salas de aula, uma vez que o tema inclusão ainda é
um grande desafio para a maioria dos professores, pois os mesmos não possuem formação em
Educação Especial. A discussão atual acerca da questão dos direitos humanos, vem
provocando mudanças na Educação. Em 1948, estabeleceu-se na Declaração dos Direitos
Humanos que “Todo ser humano tem direito à Educação”. Assim, as instituições de ensino
vêm adequando-se para incluírem todos os indivíduos, especificamente, proporcionando
inclusão de deficientes nas escolas regulares, visando uma educação sem discriminação e sem
preconceitos. Neste cenário, o psicólogo aparece como um importante profissional para
facilitar as relações entre professores e alunos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Janine Vicente Dias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão social |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.title |
O papel do professor na educação inclusiva na Escola Estadual de Ensino Fundamental Severina Almeida |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |