Resumo:
O presente ensaio monográfico tem como finalidade apresentar alguns conceitos que constituem e caracterizam a cultura digital, ao longo do processo histórico, da humanidade. Para tanto, a investigação utilizou-se da revisão bibliográfica. O resultado obtido apresenta não só os elementos constituintes da cibercultura, bem como momentos históricos de movimentação e ação humanas, de forma a adaptar-se ao novo cenário proposto por esta nova cultura. Constitui o objetivo principal desta pesquisa a análise da prática docente, no atual contexto de cibercultura, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. José Gadelha e compreender o perfil profissional do Professor do Século XXI no sentido de elencar problemáticas e desenvolver ações capazes de contribuir com a implementação e melhoria da atividade docente.A conjuntura apreendida será avaliada em seus aspectos práticos por um estudo de caso com vistas à identificação dos fatores que dificultam a utilização de mídias e tecnologias para melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino/aprendizagem. Essa pesquisa se classifica, segundo a abordagem do problema como qualitativa e quantitativa. Para a coleta de dados e informações foi realizada a aplicação de um questionário para educadores e educandos, salientando que tais instrumentos possibilitam a avaliação e uma ampla reflexão acerca das afirmações elencadas nesta abordagem.
Descrição:
SANTOS, Maria da Guia dos. Mídias na educação versus prática pedagógica do professor do século XXI. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.