Resumo:
A presente produção monográfica enfoca a pintura e a charge de afro-descendetes
no ensino de História na Escola Estadual de Amparo, localizada no Cariri paraibano,
na cidade de Amparo - PB. Sabemos que nas ultimas décadas, as novas
metodologias e práticas pedagógicas tem se tornado ponto de extrema discussão
entre os educadores, onde as imagens assumem cada vez mais uma posição de
destaque. Neste sentido, o nosso estudo tem como objetivo principal, analisar as
imagens (pinturas e charges) sobre a etnia negra, destacando a mesma como
ferramenta metodológica para o professor na construção do processo de ensinoaprendizagem.
Destacamos a contribuição significativa desse tipo de linguagem,
sobretudo, no que tange aos aspectos históricos envolvendo os afro-descendentes.
Nesse entendimento caminhamos a luz de teóricos como o inglês, Peter Burke; o
italiano, Carlo Ginzburg; e o brasileiro Eduardo França Paiva. Estudiosos que
norteiam o nosso trabalho, a qual se utiliza, metodologicamente, de uma significativa
analise iconográfica para dar segurança e corpo ao referido intento. Assim,
buscamos destacar algumas pinturas e charges que representam os afrodescendentes
e que possam contribuir diretamente com a História, ao dar
testemunhos valiosos para o ensino da disciplina.
Descrição:
MACIEL, Eraldo Eronides. Entre o ver e o ler: as pinturas e as charges de afro-descendentes no ensino de história na Escola Estadual de Amparo - PB. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.