UEPB - Repositório Digital

Entre o ver e o ler: as pinturas e as charges de afro-descendentes no ensino de história na Escola Estadual de Amparo - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Maciel, Eraldo Eronides
dc.date.accessioned 2014-11-11T17:17:38Z
dc.date.available 2014-11-11T17:17:38Z
dc.date.issued 2014-11-11
dc.identifier.issn CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6123
dc.description MACIEL, Eraldo Eronides. Entre o ver e o ler: as pinturas e as charges de afro-descendentes no ensino de história na Escola Estadual de Amparo - PB. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A presente produção monográfica enfoca a pintura e a charge de afro-descendetes no ensino de História na Escola Estadual de Amparo, localizada no Cariri paraibano, na cidade de Amparo - PB. Sabemos que nas ultimas décadas, as novas metodologias e práticas pedagógicas tem se tornado ponto de extrema discussão entre os educadores, onde as imagens assumem cada vez mais uma posição de destaque. Neste sentido, o nosso estudo tem como objetivo principal, analisar as imagens (pinturas e charges) sobre a etnia negra, destacando a mesma como ferramenta metodológica para o professor na construção do processo de ensinoaprendizagem. Destacamos a contribuição significativa desse tipo de linguagem, sobretudo, no que tange aos aspectos históricos envolvendo os afro-descendentes. Nesse entendimento caminhamos a luz de teóricos como o inglês, Peter Burke; o italiano, Carlo Ginzburg; e o brasileiro Eduardo França Paiva. Estudiosos que norteiam o nosso trabalho, a qual se utiliza, metodologicamente, de uma significativa analise iconográfica para dar segurança e corpo ao referido intento. Assim, buscamos destacar algumas pinturas e charges que representam os afrodescendentes e que possam contribuir diretamente com a História, ao dar testemunhos valiosos para o ensino da disciplina. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Emerson Tavares de Macêdo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Afro-descentes pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Charges pt_BR
dc.subject Pinturas pt_BR
dc.title Entre o ver e o ler: as pinturas e as charges de afro-descendentes no ensino de história na Escola Estadual de Amparo - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta