Resumo:
O uso de ferramentas tecnológicas auxiliando no ensino não é algo novo, no entanto sua efetivação no ambiente de sala de aula está distante de ser incorporado como algo natural a esse ambiente. Nesse sentido esse trabalho apresenta um estudo que tem como objetivo verificar até que ponto o uso do software GeoGebra pode facilitar o ensino e a aprendizagem das funções seno e cosseno, para tanto tentamos identificar as dificuldades que os estudantes apresentam na compreensão das funções trigonométricas; Construir uma seqüência didática usando as ferramentas do software GeoGebra com o intuito de facilitar a aprendizagem das funções seno e cosseno e por fim verificar o interesse demonstrado pelo aluno à medida que a aprendizagem estiver sendo construída. Este é um estudo de caráter descritivo, realizado com 35 estudantes da segunda série do Ensino Médio da Escola Estadual José Joaquim de Ensino Fundamental e Médio, localizada na cidade de Coronel Ezequiel/RN. Nossos resultados nos fazem entender que a utilização de recursos tecnológicos em sala de aula pode facilitar a aprendizagem de conceitos e especialmente contribuir que os estudantes apresentem um maior interesse nas aulas o que se constitui em um fator de grande importância para no processo de ensino e aprendizagem.
Descrição:
AZEVEDO, Jácio Medeiros de. Uso do software Geogebra como estratégia didática na compreensão de conceito de trigonometria. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Cuité, 2014.