Resumo:
Este trabalho apresenta uma pesquisa em tecnologias no cotidiano da escola, aplicabilidades e evolução do uso no ambiente escolar. Teve por finalidade averiguar a prática dos professores quanto ao uso dos computadores em relação ao ensino e a aprendizagem, investigar se o uso constante das tecnologias impulsionou um grupo de professores a mudar a didática em relação ao preparo de suas aulas e materiais de apoio pedagógico. A pesquisa discorre, sobre o desenvolvimento da tecnologia. O uso da tecnologia informatizada na sala de aula, a relação dos educandos com a tecnologia, utilizou-se como instrumento para coleta de dados um questionário realizado com professores da EEEF Maria das Neves Lira de Carvalho de Cuité – PB, com a finalidade de conhecer a real situação em que a escola está inserida ao se deparar com propostas de utilização de recursos tecnológicos, sua infraestrutura e acessibilidade, valorizando a pesquisa com a enriquecida contribuição da opinião de professores da área de interesse pela tecnologia. A análise e discussão dos resultados obtidos adveio da aplicação do questionário, com o objetivo de levantar informações sobre o tema em estudo. O questionário foi elaborado com 7 (sete) perguntas abertas, aplicadas aos professores, com questões voltadas para a sua prática pedagógica. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Assim, esse tipo de estudo proporciona um maior conhecimento acerca do assunto, a fim de que novos problemas possam ser formulados ou novas hipóteses sejam criadas para que possam ser pesquisadas por estudos posteriores. Por fim, com o estudo podemos analisar a aplicabilidade da tecnologia na Escola, aonde vimos a necessidade dos professores com a mesma e o envolvimento deles para com a temática em estudo. A pesquisa foi realizada em um período de 6 (seis) meses e feita com um grupo de 06 (seis) professores da mesma Instituição.
Descrição:
MEDEIROS, Rosa Maria Coelho Leite. Tecnologias no cotidiano da escola: aplicação e evolução do uso no ambiente escolar. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Cuité, 2014.