dc.contributor.author |
Medeiros, Rosa Maria Coelho Leite |
|
dc.date.accessioned |
2014-11-11T17:47:42Z |
|
dc.date.available |
2014-11-11T17:47:42Z |
|
dc.date.issued |
2014-11-11 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 371.33 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6131 |
|
dc.description |
MEDEIROS, Rosa Maria Coelho Leite. Tecnologias no cotidiano da escola: aplicação e evolução do uso no ambiente escolar. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Cuité, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta uma pesquisa em tecnologias no cotidiano da escola, aplicabilidades e evolução do uso no ambiente escolar. Teve por finalidade averiguar a prática dos professores quanto ao uso dos computadores em relação ao ensino e a aprendizagem, investigar se o uso constante das tecnologias impulsionou um grupo de professores a mudar a didática em relação ao preparo de suas aulas e materiais de apoio pedagógico. A pesquisa discorre, sobre o desenvolvimento da tecnologia. O uso da tecnologia informatizada na sala de aula, a relação dos educandos com a tecnologia, utilizou-se como instrumento para coleta de dados um questionário realizado com professores da EEEF Maria das Neves Lira de Carvalho de Cuité – PB, com a finalidade de conhecer a real situação em que a escola está inserida ao se deparar com propostas de utilização de recursos tecnológicos, sua infraestrutura e acessibilidade, valorizando a pesquisa com a enriquecida contribuição da opinião de professores da área de interesse pela tecnologia. A análise e discussão dos resultados obtidos adveio da aplicação do questionário, com o objetivo de levantar informações sobre o tema em estudo. O questionário foi elaborado com 7 (sete) perguntas abertas, aplicadas aos professores, com questões voltadas para a sua prática pedagógica. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Assim, esse tipo de estudo proporciona um maior conhecimento acerca do assunto, a fim de que novos problemas possam ser formulados ou novas hipóteses sejam criadas para que possam ser pesquisadas por estudos posteriores. Por fim, com o estudo podemos analisar a aplicabilidade da tecnologia na Escola, aonde vimos a necessidade dos professores com a mesma e o envolvimento deles para com a temática em estudo. A pesquisa foi realizada em um período de 6 (seis) meses e feita com um grupo de 06 (seis) professores da mesma Instituição. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria das Graças Barros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia na educação |
pt_BR |
dc.subject |
Cotidiano escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Tecnologias no cotidiano da escola: aplicação e evolução do uso no ambiente escolar |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |