UEPB - Repositório Digital

Concepções de estudantes do 3º ano do ensino médio sobre ensino de física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cantalice, Kildere Guimarães
dc.date.accessioned 2014-11-11T18:18:51Z
dc.date.available 2014-11-11T18:18:51Z
dc.date.issued 2014-11-11
dc.identifier.issn CDD 530
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6141
dc.description CANTALICE, Kildere Guimarães. Concepções de estudantes do 3º ano do ensino médio sobre ensino de física. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho foi realizada uma investigação sobre as concepções dos alunos do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande/PB acerca do ensino de Física, do aprendizado, das práticas pedagógicas e da importância dos conteúdos das disciplinas de Física, com o objetivo de obter informações que possam auxiliar os professores de Física do ensino médio no desenvolvimento de práticas pedagógicas que motivem o aprendizado desses conteúdos. O estudo foi realizado em uma escola pública do município de Campina Grande, com uma amostragem de 40 alunos do 3° ano do ensino médio, através da aplicação de um questionário investigativo, em que os alunos puderam expor suas concepções acerca dos conteúdos e práticas de ensino de Física adotado nessa escola. A análise e interpretação das informações obtidas trata-se de promover uma filtragem das principais respostas encontradas e elaborar um cenário que possibilite uma melhor compreensão sobre as diferentes possibilidades e as tendências pedagógicas praticadas nessa disciplina. Os resultados encontrados mostram que o ensino de Física, apesar de ter passado por reformas curriculares recentes, não apresenta melhorias, pois os alunos continuam a não gostar da disciplina e não entendê-la, bem como continuam a associar à aprendizagem dos conteúdos a aprendizagem dos cálculos matemáticos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Laércia Maria Bertulino de Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title Concepções de estudantes do 3º ano do ensino médio sobre ensino de física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta