Resumo:
Esta monografia tem como objetivo principal apresentar uma reflexão crítica a respeito das etapas desenvolvidas durante o processo de pesquisa escolar no ensino fundamental I (1º ao 5º ano), da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego Manoel Jácome, que conta com a participação de três agentes cooperantes entre si: educador, educando e gestor. Para a realização deste estudo, a escolha metodológica se deu a partir de uma investigação teórica sobre a o campo da leitura e da escrita e das estratégias voltadas a leitura informativa – leitura preliminar espontânea e seletiva indagatória – apresentada pelos educandos no momento da busca e seleção de textos e livros. Como resultado analisa a inferência do professor agindo como colaborador da pesquisa, ao mesmo tempo em que desenvolve várias atividades inovadoras no campo da leitura e escrita.
Descrição:
DANTAS, Maria do Socorro de Sousa Mendes. Leitura e escrita: janelas abertas para a sala de aula. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.