Resumo:
Este artigo tem como principal objetivo analisar as contribuições da condicionalidade do Programa Bolsa Família (PBF) no âmbito da educação, em relação ao processo ensino-aprendizagem, a partir da visão dos educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Drº Williams de Souza Arruda no município de Campina Grande-PB. Para esta discussão, foram abordados aspectos sobre a implantação da Política de Assistência Social e do Programa Bolsa Família e os impactos deste à população atendida, principalmente, em relação às condicionalidades impostas pelo Programa, enfatizando a educação. Na realização deste estudo utilizou-se das contribuições teórico-metodológicas do método dialético, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e à pesquisa de campo, e da aplicação da entrevista semi-estruturada com os cinco sujeitos pesquisados. Com esta pesquisa foi constatado que a frequência escolar como única condicionalidade no âmbito da educação é válida para a diminuição da evasão escolar, porém, é insuficiente para se obter uma qualidade satisfatória no processo ensino-aprendizagem dos alunos beneficiados, necessitando de uma melhor análise deste condicionante do PBF
Descrição:
COSTA, E. C. O Programa Bolsa Família e as consequências das condicionalidades na educação: um estudo realizado na Escola Municipal Dr. Williams de Souza Arruda no município de Campina Grande - PB. 2013. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Monografia]