Resumo:
Este trabalho monográfico apresenta uma pesquisa de estudo de caso em uma escola pública estadual do ensino fundamental, a qual abrange as séries dos anos iniciais. A prática envolve professores e alunos com relatos sobre a viabilidade do uso das tecnologias de informação e comunicação na modelagem do ensino da matemática dos anos iniciais. Tanto os professores como os alunos participaram da pesquisa, salientando o valor da vivência e da aprendizagem a partir de uma prática pedagógica contextualizada utilizando todos os mecanismos da tecnologia avançada na nova metodologia de ensino da matemática já nos anos iniciais, contribuindo assim, para um melhor aproveitamento no aprendizado do discente. Esta pesquisa visa explicitar algumas tendências e concepções pedagógicas para um processo de construção de um novo currículo na área de matemática dos anos iniciais, no qual apresenta diferentes aspectos relacionados a concepção deste novo currículo com o objetivo de ampliar o campo de discussão e reflexão do uso das TIC’s no ensino da matemática dos anos iniciais do fundamental. Concluiu-se que esta nova modelagem na metodologia de ensino da matemática nos anos iniciais é uma estratégia que busca melhores resultados no ensino-aprendizagem e que podem ser potencializados com o uso das TIC’s.
Descrição:
LEMOS, Marcos Rodrigues. Aplicação das TIC’s como ferramenta metodológica para o ensino-aprendizagem de matemática no ensino fundamental: um estudo de caso. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.