Resumo:
Este trabalho procura analisar a história da educação no Brasil, partindo do pressuposto da formação docente e os processos de construção da cidadania. O estudo se orienta no sentido de compreender o processo educativo brasileiro, a formação docente e as possíveis consequências para a construção cidadã. Considerando-se o conceito de educação, a vivência docente no cotidiano escolar, a prática docente e as contribuições para o exercício da cidadania no Brasil. Para realizar esta pesquisa foram feitas leituras de vários teóricos e críticos que serviram de inspiração para as discussões levantadas sobre o tema mencionado, com destaque nas obras de Delors (2003), Ferreiro (2001), Freire (1980), Gadotti (2002), Libâneo (1994) Perrenoud (2002), Saviani (2008) entre outros.
Descrição:
COSTA, Maria Teresa Marques da. Formação docente: perspectivas e desafios para a construção da cidadania no Brasil. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.