dc.contributor.author |
Costa, Maria Teresa Marques da |
|
dc.date.accessioned |
2014-11-17T12:54:23Z |
|
dc.date.available |
2014-11-17T12:54:23Z |
|
dc.date.issued |
2014-11-17 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6203 |
|
dc.description |
COSTA, Maria Teresa Marques da. Formação docente: perspectivas e desafios para a construção da cidadania no Brasil. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho procura analisar a história da educação no Brasil, partindo do pressuposto da formação docente e os processos de construção da cidadania. O estudo se orienta no sentido de compreender o processo educativo brasileiro, a formação docente e as possíveis consequências para a construção cidadã. Considerando-se o conceito de educação, a vivência docente no cotidiano escolar, a prática docente e as contribuições para o exercício da cidadania no Brasil. Para realizar esta pesquisa foram feitas leituras de vários teóricos e críticos que serviram de inspiração para as discussões levantadas sobre o tema mencionado, com destaque nas obras de Delors (2003), Ferreiro (2001), Freire (1980), Gadotti (2002), Libâneo (1994) Perrenoud (2002), Saviani (2008) entre outros. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria da Conceição A. Rodrigues |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania no Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Formação docente: perspectivas e desafios para a construção da cidadania no Brasil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |