Resumo:
O presente trabalho objetiva analisar o letramento na Educação de Jovens e
Adultos, a partir do discurso dos principais sujeitos envolvidos, professores e alunos,
a fim de discutir as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola e a sua
contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem. Tal análise parte do princípio
de que o letramento é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional de
cada indivíduo, ou seja, propicia melhores condições e oportunidades de uma vida
mais digna e próspera. Sendo assim, este trabalho foi desenvolvido a partir da
pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo feita com três professores e três
alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jardilina Cruz Pereira, localizada
na zona rural do município de Mulungu-PB a fim de averiguar as práticas utilizadas
pelos educadores. A base teórica está fundamentada, principalmente, em Kleiman
(1995) Soares (2010), Freire (1996; 2005), os Parâmetros Curriculares Nacionais
(1997) e Hall (2001). Ao fim do estudo, concluímos que os educadores buscam
estratégias para contribuir na ampliação do letramento de seus educandos, as quais
despertam e proporcionam mais interesse e prazer em suas aulas a partir das
práticas de leitura e escrita que consideram o contexto do educando.
Descrição:
SOUZA, Gilliane Bento de. Leitura e escrita na EJA: por um letramento que “nos ajude a aprender mais do que a gente já sabe”. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.