UEPB - Repositório Digital

Leitura e escrita na EJA: por um letramento que "nos ajude a aprender mais do que a gente já sabe"

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Gilliane Bento de
dc.date.accessioned 2014-11-18T13:01:48Z
dc.date.available 2014-11-18T13:01:48Z
dc.date.issued 2014-11-18
dc.identifier.issn CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6226
dc.description SOUZA, Gilliane Bento de. Leitura e escrita na EJA: por um letramento que “nos ajude a aprender mais do que a gente já sabe”. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho objetiva analisar o letramento na Educação de Jovens e Adultos, a partir do discurso dos principais sujeitos envolvidos, professores e alunos, a fim de discutir as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola e a sua contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem. Tal análise parte do princípio de que o letramento é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo, ou seja, propicia melhores condições e oportunidades de uma vida mais digna e próspera. Sendo assim, este trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo feita com três professores e três alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jardilina Cruz Pereira, localizada na zona rural do município de Mulungu-PB a fim de averiguar as práticas utilizadas pelos educadores. A base teórica está fundamentada, principalmente, em Kleiman (1995) Soares (2010), Freire (1996; 2005), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e Hall (2001). Ao fim do estudo, concluímos que os educadores buscam estratégias para contribuir na ampliação do letramento de seus educandos, as quais despertam e proporcionam mais interesse e prazer em suas aulas a partir das práticas de leitura e escrita que consideram o contexto do educando. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luana Francisleyde Pessoa de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.title Leitura e escrita na EJA: por um letramento que "nos ajude a aprender mais do que a gente já sabe" pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta