Resumo:
A leitura e a escrita são habilidades de extrema importância para o desenvolvimento pleno de um indivíduo social. Esta pesquisa busca relatar experiências vivenciadas em duas instituições de ensino, e foi realizada no período de fevereiro a junho do corrente ano, a partir do desenvolvimento do projeto de intervenção intitulado “SONDAGEM DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DO INFANTIL I E II”. O objetivo principal da pesquisa foi compreender os caminhos (métodos e técnicas) utilizados por uma escola privada (comecinho do saber) e uma escola pública (CREI Dr° Rita Gadelha de Sá) na promoção de habilidades como leitura e escrita com educandos do infantil I e II. Deste universo obtiveram-se resultados significativos, que contribuíram para entender como cada escola trabalhava seus métodos e/ou técnicas na busca por possibilitar a aquisição da leitura e da escrita pelos alunos da primeira infância.
Descrição:
OLIVEIRA, Romilda Ferreira de. Sondagem dos processos de aprendizagem, da leitura e escrita de alunos do infantil I e II. 2014. 62f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.