Resumo:
O presente trabalho objetiva fazer uma análise reflexiva a respeito da leitura de fábulas com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental. A preocupação com a formação dos leitores foi o elemento motivador para a realização da pesquisa. O trabalho aqui proposto sobre gêneros será norteado pelos pressupostos teóricos de Bakhtin e pela discussão proposta por Bordini sobre o método recepcional. O estudo do gênero “fábula” visa proporcionar a criança o desenvolvimento da percepção das intenções do autor considerando que uma narrativa também é explícita ou implicitamente perpassada por uma argumentatividade. Serão trabalhados, sob a perspectiva Bakhtiniana, o conteúdo temático, a construção composicional e o estilo para compreensão de forma sistematizada, promovendo um aprofundamento e a integração da práticas de leitura.
Palavras- chave: Leitura. Fábula. Formação de leitores
Descrição:
ARÁUJO, Maria Dalva Olegário. Formando leitores a partir do trabalho com as fábulas. 2014. 29f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.