Resumo:
Inquietações vivenciadas com experiências como educador e ministrando aulas na área das ciências humanas, especificamente conteúdos da disciplina de História nos leva a uma reflexão ampla e consistente a fim provir meios em transformar estas inquietações em novo olhar e buscar métodos para melhorar o ensino-aprendizagem dos educandos que não demonstram satisfação e interesse ao estudarem disciplinas, dita teórica e que não existe grau de interesse e satisfação. A História por ter uma grade curricular vincula a com temas diversos e interligados a fatos da antiguidade e modernidade, educandos demonstram verdadeiro desinteresse, norteiam admiração e um olhar diferenciado com conteúdos vinculados nos meios de comunicação e tramitam fatos da contemporaneidade. Portanto, estes por sua vez não aspiram conhecimentos que estejam relacionados com fatos históricos, especificamente relacionados à antiguidade histórica. Assim constatou-se em depoimentos de educandos que estes almejam melhorias em seus conhecimentos, não com teorias e sim fazendo uso de método de pesquisas, viagens, uso das novas tecnologias e busca de campo. Afirmam aimda que teriam ensinamentos diferenciados dos que até então vêm sendo ministrados e que, somariam as teorias através de leituras diversas e em diversas fontes históricas possibilitando visão de mundo e um melhor aprendizado. Detectou-se também que uma minoria tem atrativo para ciências exatas, por serem disciplinas que demanda atenção e rigor, não sendo flexível comparando com as ciências humanas.
Descrição:
DUARTE, Maria Betânia de Araújo. Desafios da prática docente no ensino de história. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.