UEPB - Repositório Digital

Desafios da prática docente no ensino de história

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Duarte, Maria Betânia de Araújo
dc.date.accessioned 2014-11-20T18:26:52Z
dc.date.available 2014-11-20T18:26:52Z
dc.date.issued 2014-11-20
dc.identifier.issn CDD 372.69
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6291
dc.description DUARTE, Maria Betânia de Araújo. Desafios da prática docente no ensino de história. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Inquietações vivenciadas com experiências como educador e ministrando aulas na área das ciências humanas, especificamente conteúdos da disciplina de História nos leva a uma reflexão ampla e consistente a fim provir meios em transformar estas inquietações em novo olhar e buscar métodos para melhorar o ensino-aprendizagem dos educandos que não demonstram satisfação e interesse ao estudarem disciplinas, dita teórica e que não existe grau de interesse e satisfação. A História por ter uma grade curricular vincula a com temas diversos e interligados a fatos da antiguidade e modernidade, educandos demonstram verdadeiro desinteresse, norteiam admiração e um olhar diferenciado com conteúdos vinculados nos meios de comunicação e tramitam fatos da contemporaneidade. Portanto, estes por sua vez não aspiram conhecimentos que estejam relacionados com fatos históricos, especificamente relacionados à antiguidade histórica. Assim constatou-se em depoimentos de educandos que estes almejam melhorias em seus conhecimentos, não com teorias e sim fazendo uso de método de pesquisas, viagens, uso das novas tecnologias e busca de campo. Afirmam aimda que teriam ensinamentos diferenciados dos que até então vêm sendo ministrados e que, somariam as teorias através de leituras diversas e em diversas fontes históricas possibilitando visão de mundo e um melhor aprendizado. Detectou-se também que uma minoria tem atrativo para ciências exatas, por serem disciplinas que demanda atenção e rigor, não sendo flexível comparando com as ciências humanas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Nilton Conserva de Arruda pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Desafios da prática docente no ensino de história pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta