dc.contributor.author |
Duarte, Maria Betânia de Araújo |
|
dc.date.accessioned |
2014-11-20T18:26:52Z |
|
dc.date.available |
2014-11-20T18:26:52Z |
|
dc.date.issued |
2014-11-20 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 372.69 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6291 |
|
dc.description |
DUARTE, Maria Betânia de Araújo. Desafios da prática docente no ensino de história. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Inquietações vivenciadas com experiências como educador e ministrando aulas na área das ciências humanas, especificamente conteúdos da disciplina de História nos leva a uma reflexão ampla e consistente a fim provir meios em transformar estas inquietações em novo olhar e buscar métodos para melhorar o ensino-aprendizagem dos educandos que não demonstram satisfação e interesse ao estudarem disciplinas, dita teórica e que não existe grau de interesse e satisfação. A História por ter uma grade curricular vincula a com temas diversos e interligados a fatos da antiguidade e modernidade, educandos demonstram verdadeiro desinteresse, norteiam admiração e um olhar diferenciado com conteúdos vinculados nos meios de comunicação e tramitam fatos da contemporaneidade. Portanto, estes por sua vez não aspiram conhecimentos que estejam relacionados com fatos históricos, especificamente relacionados à antiguidade histórica. Assim constatou-se em depoimentos de educandos que estes almejam melhorias em seus conhecimentos, não com teorias e sim fazendo uso de método de pesquisas, viagens, uso das novas tecnologias e busca de campo. Afirmam aimda que teriam ensinamentos diferenciados dos que até então vêm sendo ministrados e que, somariam as teorias através de leituras diversas e em diversas fontes históricas possibilitando visão de mundo e um melhor aprendizado. Detectou-se também que uma minoria tem atrativo para ciências exatas, por serem disciplinas que demanda atenção e rigor, não sendo flexível comparando com as ciências humanas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: José Nilton Conserva de Arruda |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Desafios da prática docente no ensino de história |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |