UEPB - Repositório Digital

Concepções dos educandos sobre educação ambiental em uma escola estadual do município de Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Suênia da
dc.date.accessioned 2014-11-27T16:31:13Z
dc.date.available 2014-11-27T16:31:13Z
dc.date.issued 2014-11-27
dc.identifier.other CDD 372. 357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6335
dc.description SILVA, S. da. Concepções dos educandos sobre educação ambiental em uma escola estadual do município de Campina Grande - PB. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Inúmeras mudanças vêm sendo provocadas pelo homem no setor econômico, social e ambiental desde o surgimento da Revolução Industrial. Os recursos naturais estão sendo explorados de maneira indevida e sob uma velocidade luz que a capacidade de suporte do Planeta já foi ultrapassada e não corresponde mais a demanda do consumismo humano. O homem é o principal responsável gerador deste e outros problemas ambientais, bem como é dele a única saída para a solução dos mesmos. Deste modo, a Educação Ambiental surge como uma ferramenta para ser trabalhada de forma interdisciplinar despertando o senso crítico e mudando a visão humana com o intuito de solucionar os problemas das questões ambientais. A referente pesquisa teve como objetivo analisar a visão da consciência ambiental dos alunos ao ingressarem no ensino médio. Para obtenção dos resultados foram aplicados questionários aos alunos da primeira série do ensino médio da Escola Elpídio de Almeida, localizada no município de Campina Grande, Paraíba, sendo a maior escola em extensão da cidade e considerada uma das referências em Educação do Estado da Paraíba. A escola como Instituição que rege conhecimentos e contribui para formação dos cidadãos é que deve ser a primeira porta de entrada a fornecer aos alunos meios eficazes de informações socioambientais para que eles compreendam o meio ambiente natural e desenvolvam suas potencialidades agindo racionalmente com a fauna e a flora garantindo a sustentabilidade das gerações futuras. Assim sendo, os alunos da escola em estudo possuem conhecimentos em relação aos conceitos e problemas do meio ambiente, porém ainda não tomam atitudes de preservá-los. Portanto, cabe à escola trabalhar na multidisciplinaridade estas questões ambientais incentivando os alunos a valorizar o meio ambiente mudando suas atitudes e adotando práticas de vivência ecologicamente corretas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Ramos Luiz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Consciência ambiental pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.title Concepções dos educandos sobre educação ambiental em uma escola estadual do município de Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta