Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o museu de história natural da UEPB
(MHN – UEPB) e mostrar sua importância do ponto de vista educativo. Na parte de educação,
foi enfatizada a disciplina de biologia, através de uma análise comparativa com o trabalho
realizado pela autora Martha Marandino. Um questionário foi realizado com alunos do Colégio
Motiva,
a
respeito
do
Museu
de
História
Natural,
durante
uma
visita
itinerante,
na
sede
do
colégio;
também
foi
realizada
uma
entrevista
com
o
fundador
do
museu
a
respeito
de
aspectos
relevantes
do
local:
como
eram
o
tratamento
dado
as
peças
do
acervo,
as
possíveis
melhorias
que
poderiam
ser
feitas
no
MHN,
o
que
havia
de
mais
interessante
para
os
visitantes
conhecerem,
entre
outros
questionamentos.
Foi
constatado
que
os
visitantes
consideraram
satisfatórios
a
sua
visita
ao
museu,
bem
como
importante
a
relação
do
museu
com
a
universidade;
em
relação
ao fundador, o mesmo considerou que deveria se ter um apoio operacional maior da
UEPB para o pleno funcionamento do museu. Também foi mostrado, na entrevista, que o museu
é
multidisciplinar, e importante para a transmissão de conhecimentos, bem como para a
pesquisa e manutenção do acervo arqueológico, paleontológico, espeleológico, geológico,
faunístico e florístico (esses dois últimos em relação ao bioma da caatinga) da região de Campina
Grande
e
regiões
circunvizinhas.
Descrição:
MENDES, D. L. O Museu de História Natural da UEPB: caracterização e importância para o ensino de Biologia na cidade de Campina Grande – PB. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.