Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar os Laboratórios de Ensino de Matemática das
instituições públicas de Ensino Superior da cidade de Campina Grande e de uma instituição
da rede Estadual de Educação Básica da mesma cidade, quanto ao uso de materiais destinados
ao Ensino Médio de Matemática; tendo em vista que o LEM, associado ao uso de materiais
didáticos, constitui um importante aliado da escola, contribuindo com processo de ensinoaprendizagem,
conforme apontam Lorenzato (2006b), Rêgo e Rêgo (2006) e Passos (2006).
Para tanto, fizemos uma pesquisa de campo visitando os espaços supracitados e analisamos
qualitativamente os dados obtidos, levando em conta desde os aspectos físicos até os materiais
ofertados pelos Laboratórios. Destacamos como aspectos positivos que todos apresentam uma
preocupação em ofertar materiais didáticos de apoio ao ensino médio de Matemática, ainda
que não seja uma oferta predominante; disponibilizam, de modo geral, materiais de boa
qualidade; ofertam espaços agradáveis e organizados e também se preocupam em estimular a
produção de materiais confeccionados pelos próprios alunos. Como aspectos negativos,
ressaltamos a falta de incentivo e apoio nas implantações destes espaços em algumas
instituições; a falta de interesse dos poderes públicos em disponibilizar materiais de apoio
para estes ambientes e a falta de materiais descritivos sobre os recursos oferecidos pelos
LEM’s, uma vez que nem todos os professores sabem como utilizar todos os materiais
disponíveis e alguns podem deixar de ser utilizados por pura ignorância.
Descrição:
ALMEIDA, M. B. Laboratório de Matemática: Contribuições para o Ensino Médio a partir das licenciaturas em Campina Grande. 2014. 60f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.