Resumo:
O presente trabalho visa explicitar como os alunos podem utilizar situações de seu
cotidiano como ferramenta na construção do conhecimento matemático escolar,
trata-se de um estudo a respeito da matemática escolar que muitas vezes não é
mostrada como atrativa para o aluno. A base teórica se sustenta em estudos que
tratam da aprendizagem matemática de maneira que estabeleça um vínculo entre a
escola e o dia a dia do aluno. A referida pesquisa foi baseada em aplicação de um
questionário constituído por 6 questões semiabertas, o qual foi aplicado no segundo
semestre de 2013, a alunos do 6º ano do fundamental, por estarem ingressando a
uma realidade mais ampla e até então desconhecida, e numa turma de alunos do 1°
ano EJA por serem pessoas com certa carga de experiência de vida, ambos de
escola pública. As informações adquiridas através do levantamento de dados foram
analisadas e relacionadas com opiniões expressas por alguns autores como Ponte;
Skovsmose, D’Ambrosio e Thomaz. Tais respostas passaram por uma analise
individual e coletiva. Desse modo, a partir dos resultados obtidos e das falas dos
alunos conclui-se que tais resultados apontam que os alunos entendem que a
matemática tem grande importância para a vida não só escolar mais como também
na vida social e cultural, deixando para traz a pouca relevância e a indiferença antes
existente pela matemática trazida na experiência escolar deles, fazendo assim com
que desperte o interesse pela descoberta e a criatividade na vida desses alunos.
Tais resultados sugerem a necessidade de uma maior utilização de aulas dinâmicas
associadas a situações vivenciadas diariamente por os alunos, assim se
comprovando a importância do ensino da Matemática associada ao cotidiano.
Descrição:
TEÓFILO, R. de F. de L. A importância do conhecimento matemático ensinado na escola aplicado ao cotidiano. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.