Resumo:
O presente estudo teve como objetivo central analisar a influência do uso das redes sócias para formação literária dos alunos do ensino médio. A motivação surgiu da percepção dos recursos tecnológicos e a interação digital presentes no cotidiano da sociedade e, principalmente, dos jovens estudantes, configurando um cenário onde a escola precisa se adequar a essa nova realidade em nossa sociedade. As implicações das novas tecnologias fazem parte da vida dos sujeitos, portanto, a escola, seus professores, alunos. Portanto, cada componente curricular da Escola também sofre de alguma forma esta influência, logo nossa pergunta de pesquisa foi: qual o papel das “redes sociais” na formação literária dos alunos do ensino médio? Para responder está pergunta utilizamos como referencias Brasil (2008), Strogenski e Soares (2011) e Levy (1999). Desenvolvida como uma pesquisa qualitativa, através de um questionário aplicado com o s alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual no município da Prata – PB. Os resultados mostram que os alunos utilizam as redes sociais, mas que também enxergam possiblidades de utilizar o ambiente virtual como complementação das suas aulas, como meio para construir e atribuir significado aquilo que é objeto de estudo da literatura.
Descrição:
FREITAS, Cristiane de Fátima Reinaldo de. O Papel das “redes sociais” na formação literária de alunos do ensino médio. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.