Resumo:
A presente pesquisa refere-se a um estudo sobre à inclusão do aluno com deficiência física no espaço escolar. A mesma descreve os pensamentos de autores e alguns pesquisadores acerca do tema em estudo, e traz um diagnóstico das concepções de integrantes de uma comunidade escolar sobre o conhecimento desta problemática no âmbito da mesma. Realizamos uma pesquisa qualitativa descritiva, um estudo teórico e um estudo empírico, fundamentando-se em autores e pesquisadores da área como (CERVANY, 2006; EDLER CARVALHO, 2004; FÁVERO,2007; MANTOAN, 2006). A primeira parte da mesma foi bibliográfica, em que focamos no embasamento teórico acerca da inclusão e sobre a acessibilidade no âmbito escolar. A segunda parte foi à pesquisa de campo, na qual foi analisada o olhar de uma determinada comunidade escolar situada na cidade de Campina Grande acerca do processo de inclusão dos deficientes físicos. Para tanto, utilizamos um questionário para coleta de dados que foi aplicado aos integrantes desta realidade escolar. Consideramos que esse estudo tem grande relevância para fomentar políticas públicas, sobre a situação das pessoas com deficiência física no campo educacional, objetivando a igualdade social e a plena cidadania que só pode ocorrer através da educação. Desvelando à importância social de se implantar a acessibilidade na escola, buscando formas de mobilidade tão necessária a uma inclusão de fato e de direito.
Descrição:
BATISTA, Joana D’arc. Concepções sobre a inclusão de alunos com dificuldade de mobilidade. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.