UEPB - Repositório Digital

Concepções sobre a inclusão de alunos com dificuldade de mobilidade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Batista, Joana D'arc
dc.date.accessioned 2014-12-05T17:35:06Z
dc.date.available 2014-12-05T17:35:06Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.issn CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6378
dc.description BATISTA, Joana D’arc. Concepções sobre a inclusão de alunos com dificuldade de mobilidade. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa refere-se a um estudo sobre à inclusão do aluno com deficiência física no espaço escolar. A mesma descreve os pensamentos de autores e alguns pesquisadores acerca do tema em estudo, e traz um diagnóstico das concepções de integrantes de uma comunidade escolar sobre o conhecimento desta problemática no âmbito da mesma. Realizamos uma pesquisa qualitativa descritiva, um estudo teórico e um estudo empírico, fundamentando-se em autores e pesquisadores da área como (CERVANY, 2006; EDLER CARVALHO, 2004; FÁVERO,2007; MANTOAN, 2006). A primeira parte da mesma foi bibliográfica, em que focamos no embasamento teórico acerca da inclusão e sobre a acessibilidade no âmbito escolar. A segunda parte foi à pesquisa de campo, na qual foi analisada o olhar de uma determinada comunidade escolar situada na cidade de Campina Grande acerca do processo de inclusão dos deficientes físicos. Para tanto, utilizamos um questionário para coleta de dados que foi aplicado aos integrantes desta realidade escolar. Consideramos que esse estudo tem grande relevância para fomentar políticas públicas, sobre a situação das pessoas com deficiência física no campo educacional, objetivando a igualdade social e a plena cidadania que só pode ocorrer através da educação. Desvelando à importância social de se implantar a acessibilidade na escola, buscando formas de mobilidade tão necessária a uma inclusão de fato e de direito. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Alessandro Frederico da Silveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.subject Deficiência física pt_BR
dc.title Concepções sobre a inclusão de alunos com dificuldade de mobilidade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta