Resumo:
A disciplina de Biologia passou a ganhar espaço a partir do momento em que os profissionais realizaram cursos de pós-graduação, especializando-se na área das ciências. Em consequência, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB de nº 5.692 estende o ensino da disciplina a todas as séries do ensino fundamental. No mesmo período, surgiram diversas propostas de programas dos Estados Unidos e do próprio Brasil, a fim de capacitar professores a estarem devidamente habilitados para lecionar a disciplina, resultando também no crescimento acadêmico e produtivo da área, enriquecendo o departamento da disciplina. A partir desses eventos a disciplina passa a ser reconhecida, ganha espaço no currículo escolar e lhe são adicionados vários ramos de estudo como a citologia, ecologia, genética, entre outras. Entretanto, essa disciplina não tem o seu potencial explorado no ensino médio. Por vezes os alunos a veem como difícil ou enfadonha pela forma como é conduzida. Pensando nisso, resolvemos pesquisar como acontece a prática pedagógica de Biologia, bem como a postura de alunos e professores frente aos conhecimentos dessa disciplina. Para a consecução de tal objetivo, desenvolvemos a pesquisa na E.E.E.F.M. Engª. Márcia Guedes A. de Carvalho com alunos e uma professora de Biologia do ensino médio, que responderam a questionários, previamente elaborados. Com base nos dados obtidos é possível dizer que a prática docente do professor de biologia precisa ser inovada, melhorada, no sentido de ser atrativa aos olhos dos alunos.
Descrição:
FERREIRA, Michelly de Carvalho. A Prática pedagógica no ensino em biologia. 2014. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.