UEPB - Repositório Digital

A Prática pedagógica no ensino de biologia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Michelly de Carvalho
dc.date.accessioned 2014-12-05T17:40:53Z
dc.date.available 2014-12-05T17:40:53Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.issn CDD 570
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6380
dc.description FERREIRA, Michelly de Carvalho. A Prática pedagógica no ensino em biologia. 2014. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A disciplina de Biologia passou a ganhar espaço a partir do momento em que os profissionais realizaram cursos de pós-graduação, especializando-se na área das ciências. Em consequência, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB de nº 5.692 estende o ensino da disciplina a todas as séries do ensino fundamental. No mesmo período, surgiram diversas propostas de programas dos Estados Unidos e do próprio Brasil, a fim de capacitar professores a estarem devidamente habilitados para lecionar a disciplina, resultando também no crescimento acadêmico e produtivo da área, enriquecendo o departamento da disciplina. A partir desses eventos a disciplina passa a ser reconhecida, ganha espaço no currículo escolar e lhe são adicionados vários ramos de estudo como a citologia, ecologia, genética, entre outras. Entretanto, essa disciplina não tem o seu potencial explorado no ensino médio. Por vezes os alunos a veem como difícil ou enfadonha pela forma como é conduzida. Pensando nisso, resolvemos pesquisar como acontece a prática pedagógica de Biologia, bem como a postura de alunos e professores frente aos conhecimentos dessa disciplina. Para a consecução de tal objetivo, desenvolvemos a pesquisa na E.E.E.F.M. Engª. Márcia Guedes A. de Carvalho com alunos e uma professora de Biologia do ensino médio, que responderam a questionários, previamente elaborados. Com base nos dados obtidos é possível dizer que a prática docente do professor de biologia precisa ser inovada, melhorada, no sentido de ser atrativa aos olhos dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.title A Prática pedagógica no ensino de biologia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta