Resumo:
O professor de Química vem, ao longo dos tempos, buscando sua identidade dentro de uma visão renovadora que relacione os seus conhecimentos teóricos com a realidade didático-pedagógica. Diante desta busca, há, no momento em que estamos vivendo, uma necessidade de maior integração professor-aluno, pois é preciso persistir por uma educação de boa qualidade. Cabe ao professor, através de suas práticas educativas, desenvolver as capacidades intelectual, crítica e criativa dos alunos, mediante a assimilação consciente e ativa dos conhecimentos químicos. Partindo desse princípio, foi realizada uma pesquisa que pode orientar a prática pedagógica do professor em sala de aula, como também relacionar Leitura e Letramento com a ciência,especificamente a Química, para o desenvolvimento de competências e habilidades nas quais o educando se veja como participante do mundo em constante transformação. As informações contidas neste trabalho poderão dar suporte para os educadores que tenham a intenção de rever suas propostas pedagógicas, quanto às atividades de letramento ou até mesmo uma compreensão acerca de suas bases teóricas.
Descrição:
SILVA, Nadir Coeli Olegario da. Leitura e letramento no ensino de química: uma redefinição didático-pedagógica na identidade do professor. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.