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Percepção dos alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis da cidade de Campina Grande/PB acerca do CPC-PME

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dc.contributor.author Silva, Bruno Jader Bias
dc.date.accessioned 2014-12-18T13:36:25Z
dc.date.available 2014-12-18T13:36:25Z
dc.date.issued 2014-12-18
dc.identifier.other CDD 657
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6452
dc.description SILVA, B. J. B. Percepção dos alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis da cidade de Campina Grande/PB acerca do CPC-PME. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract O objetivo desta pesquisa foi conhecer a percepção de alunos concluintes dos cursos de Ciências Contábeis da cidade de Campina Grande/PB sobre os principais pontos do CPC/PME. A metodologia utilizada quanto aos fins foi de natureza descritiva e exploratória e os meios através de questionário. Primeira parte destinou-se a abordagem teórica dos conceitos e das leis. A segunda baseou-se em um questionário para averiguar o conhecimento dos alunos acerca do tema, onde ficou constatado que na amostra de 23 alunos pesquisados, têm-se os principais resultados de acerto: sobre as demonstrações exigidas pelo CPC/PME para empresas de pequeno e médio porte com patrimônio liquido inferior a dois milhões de reais (13%); sobre o critério de classificação que, segundo o CPC/PME, o contador de pequena e média deve adotar para instrumentos financeiros, (8,8%); sobre quais elementos contábeis o CPC/PME, não obriga a sua publicação (8,7%); sobre que elementos abordados nos CPC´s não são abordados pelo CPC/PME (21,5%); sobre a característica necessária para uma empresa ser considerada pequena ou média empresa, segundo o CPC/PME (8,7%); sobre se os efeitos nas taxas de câmbio em investimentos no exterior precisam ser acompanhados periodicamente (17,4%) quais elementos contábeis, têm o estudo simplificado pelo CPC/PME (4,3%); sobre o ativo imobilizado, se o CPC/PME permite a adoção de um novo valor (21,7%). Os dados revelam que o rendimento dos alunos em relação a alguns dos principais pontos do CPC/PME não foi satisfatório, uma vez que os índices de acertos encontrados foram na maioria das vezes muito baixos como se vê acima. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vânia Vilma Nunes Teixeira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject CPC-PME pt_BR
dc.subject Leis e teorias pt_BR
dc.subject Rendimentos dos alunos pt_BR
dc.subject Concluintes de ciências contábeis pt_BR
dc.title Percepção dos alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis da cidade de Campina Grande/PB acerca do CPC-PME pt_BR
dc.type Other pt_BR


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