Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar reflexões sobre o papel da Escola na conscientização do aluno no que diz respeito à pluralidade cultural. A pluralidade cultural refere-se ao conhecimento e a valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional. A temática, pluralidade cultural, aponta para os caminhos necessários a construção do ser humano, oferecendo elementos para a compreensão de valores e as diferentes etnias e culturas. O que significa não aderir aos valores do outro, mas respeitá-los como expressão de diversidade. (PCN, Temas Transversais, 1998. p. 121). A parceria entre escola, professor e educando se consolida como prática necessária ao sistema escolar contemporâneo visando o desenvolvimento de uma educação de qualidade que atenda às perspectivas desse grupo.
Descrição:
VALE, Juseano Lopes do. Pluralidade cultural no contexto escolar. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.