Resumo:
Tendo em vista a relevância e atualidade dos trabalhos sobre formação continuada de professores, faz-se mister investigar de que forma os processos de formação continuada podem ampliar o universo do educador, quais as influências no processo de aprendizagem dos educandos, bem como conhecer a percepção dos professores acerca dos cursos oferecidos. A pergunta principal que norteia o presente estudo foi: “Quais as percepções dos professores da educação básica acerca dos cursos de formação continuada e como eles veem a influência no processo de ensino e aprendizagem?” Para tanto, utilizou-se como aportes teóricos Tardif (2000), Freire (1997;2001), Libâneo (1998;2001;2002), dentre outros. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de campo de cunho quantitativa e qualitativa realizada com dez docentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental “Xavier Júnior”, no município de Bananeiras-PB. Através da análise das respostas, pode-se concluir que os cursos de formação continuada têm contribuído na melhoria do desempenho profissional e, consequentemente, na qualidade do processo educativo e transformação do contexto escolar. Porém, a indisponibilidade de tempo, distância entre a cidade onde residem e o local onde são ministradas as aulas, dificuldades inerentes ao longo período que estiveram afastados da academia (após a graduação) e as constantes distorções entre teoria e prática foram colocados como obstáculos à participação de tais formações.
Descrição:
ANDRADE, Alvarita de Melo. Formação continuada: o que dizem os professores da educação básica?. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.