dc.contributor.author |
Andrade, Alvarita de Melo |
|
dc.date.accessioned |
2014-12-19T15:10:52Z |
|
dc.date.available |
2014-12-19T15:10:52Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-19 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 370 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6489 |
|
dc.description |
ANDRADE, Alvarita de Melo. Formação continuada: o que dizem os professores da educação básica?. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Tendo em vista a relevância e atualidade dos trabalhos sobre formação continuada de professores, faz-se mister investigar de que forma os processos de formação continuada podem ampliar o universo do educador, quais as influências no processo de aprendizagem dos educandos, bem como conhecer a percepção dos professores acerca dos cursos oferecidos. A pergunta principal que norteia o presente estudo foi: “Quais as percepções dos professores da educação básica acerca dos cursos de formação continuada e como eles veem a influência no processo de ensino e aprendizagem?” Para tanto, utilizou-se como aportes teóricos Tardif (2000), Freire (1997;2001), Libâneo (1998;2001;2002), dentre outros. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de campo de cunho quantitativa e qualitativa realizada com dez docentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental “Xavier Júnior”, no município de Bananeiras-PB. Através da análise das respostas, pode-se concluir que os cursos de formação continuada têm contribuído na melhoria do desempenho profissional e, consequentemente, na qualidade do processo educativo e transformação do contexto escolar. Porém, a indisponibilidade de tempo, distância entre a cidade onde residem e o local onde são ministradas as aulas, dificuldades inerentes ao longo período que estiveram afastados da academia (após a graduação) e as constantes distorções entre teoria e prática foram colocados como obstáculos à participação de tais formações. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Luana Francisleyde Pessoa de Farias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção docente |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Contexto escolar |
pt_BR |
dc.title |
Formação continuada: o que dizem os professores da educação básica? |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |