UEPB - Repositório Digital

Formação continuada: o que dizem os professores da educação básica?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Alvarita de Melo
dc.date.accessioned 2014-12-19T15:10:52Z
dc.date.available 2014-12-19T15:10:52Z
dc.date.issued 2014-12-19
dc.identifier.issn CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6489
dc.description ANDRADE, Alvarita de Melo. Formação continuada: o que dizem os professores da educação básica?. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Tendo em vista a relevância e atualidade dos trabalhos sobre formação continuada de professores, faz-se mister investigar de que forma os processos de formação continuada podem ampliar o universo do educador, quais as influências no processo de aprendizagem dos educandos, bem como conhecer a percepção dos professores acerca dos cursos oferecidos. A pergunta principal que norteia o presente estudo foi: “Quais as percepções dos professores da educação básica acerca dos cursos de formação continuada e como eles veem a influência no processo de ensino e aprendizagem?” Para tanto, utilizou-se como aportes teóricos Tardif (2000), Freire (1997;2001), Libâneo (1998;2001;2002), dentre outros. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de campo de cunho quantitativa e qualitativa realizada com dez docentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental “Xavier Júnior”, no município de Bananeiras-PB. Através da análise das respostas, pode-se concluir que os cursos de formação continuada têm contribuído na melhoria do desempenho profissional e, consequentemente, na qualidade do processo educativo e transformação do contexto escolar. Porém, a indisponibilidade de tempo, distância entre a cidade onde residem e o local onde são ministradas as aulas, dificuldades inerentes ao longo período que estiveram afastados da academia (após a graduação) e as constantes distorções entre teoria e prática foram colocados como obstáculos à participação de tais formações. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luana Francisleyde Pessoa de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Percepção docente pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Contexto escolar pt_BR
dc.title Formação continuada: o que dizem os professores da educação básica? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta