Resumo:
Este estudo trata do processo de alfabetização e letramento na perspectiva do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, desenvolvido com professoras do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Monsenhor Sebastião Rabêlo da cidade de Manaíra - PB.Através da nossa observação e dos questionamentos levantados para as professoras podemos perceber as diferentes concepções de alfabetização e letramento dessas educadoras, sobre o desenvolvimento das capacidades cognitivas, linguísticas e discursivas como fundamentais para que o indivíduo possa ter em diferentes instâncias, uma plena participação como cidadão no seu processo de aprendizagem, essa interação social configura-se, então, como a fonte de ação pela linguagem. Portanto, diante desse contexto, percebemos a necessidade de um ensino da língua que envolva seus alunos em situações concretas de produção de significados.
Descrição:
SILVA, Alexandrina Bezerra da. Alfabetizar letrando: desafios e possibilidades na Escola Normal Estadual Monsenhor Sebastião Rabêlo Manaíra-PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.