dc.contributor.author |
Silva, Alexandrina Bezerra da |
|
dc.date.accessioned |
2014-12-19T15:13:55Z |
|
dc.date.available |
2014-12-19T15:13:55Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-19 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 372.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6490 |
|
dc.description |
SILVA, Alexandrina Bezerra da. Alfabetizar letrando: desafios e possibilidades na Escola Normal Estadual Monsenhor Sebastião Rabêlo Manaíra-PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo trata do processo de alfabetização e letramento na perspectiva do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, desenvolvido com professoras do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Monsenhor Sebastião Rabêlo da cidade de Manaíra - PB.Através da nossa observação e dos questionamentos levantados para as professoras podemos perceber as diferentes concepções de alfabetização e letramento dessas educadoras, sobre o desenvolvimento das capacidades cognitivas, linguísticas e discursivas como fundamentais para que o indivíduo possa ter em diferentes instâncias, uma plena participação como cidadão no seu processo de aprendizagem, essa interação social configura-se, então, como a fonte de ação pela linguagem. Portanto, diante desse contexto, percebemos a necessidade de um ensino da língua que envolva seus alunos em situações concretas de produção de significados. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: José Emerson Tavares de Macêdo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
PNAIC |
pt_BR |
dc.title |
Alfabetizar letrando: desafios e possibilidades na Escola Normal Estadual Monsenhor Sebastião Rabêlo Manaíra-PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |