Resumo:
Por ser uma ciência social, a Geografia lida, necessariamente com as transformações ocorridas
do mundo, a exemplo da globalização e a emergência das grandes crises políticas, cientificas,
econômicas e sociais, questões que devem fazer parte e de certa forma, também inferem no
processo de ensino aprendizagem. Diante desse contexto, o referido trabalho objetivou discutir
a pesquisa de campo como alternativa a ser utilizada no ensino de Geografia na educação
básica; mostrar que se trata de um conhecimento prático do cotidiano escolar, na qual o aluno
é também produtor desse conhecimento e ainda refletir sobre a receptividade dos alunos aos
conteúdos estudados nas aulas de campo. Utilizou-se como metodologia Oliveira (2010),
Lakatos e Marconi (2009) por se tratar de uma pesquisa bibliográfica. Enfim, compreender e
fazer uso da pesquisa de campo em Geografia como instrumento de aprendizagem faz unir o
conteúdo a prática e ainda, dá ênfase a receptividade entre professor e aluno, devido a
importância desse veículo como incentivo para os alunos, são as conclusões desse trabalho.
Descrição:
Santos, J. C. S. A pesquisa de campo em geografia como instrumento de aprendizagem. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.