Resumo:
A problemática da educação no Brasil é um tema recorrente nas discussões intelectuais e
acadêmicas, ainda mais centrados no âmbito mais relevante da discussão, os cursos de
licenciatura, que já possuem uma tradição de apontar os problemas existentes na realidade das
escolas, problemática recorrente na história da literatura geográfica brasileira. O tema dos
softwares como recurso didático foi escolhido de acordo com a necessidade da busca
constante de novos métodos de ensino para a sala de aula, em um contexto cada vez mais
hightech e conectado. Esta pesquisa busca promover um debate acerca da utilização de
programas e jogos digitais como ferramenta de abordagem científica, a nível escolar,
colhendo pontos de vista, através de entrevistas de indivíduos com vínculos diversos com o
tema discutido. A experimentação de um projeto já existente em escala nacional, o Projeto
Um Computador por Aluno, é usado como espelho da entrada do computador no espaço
escolar e é confrontado com a possibilidade de uso de games mais elaborados como fonte de
conhecimento e educação. Em paralelo a isso foi desenvolvida uma série de entrevistas em
busca de compreender melhor a ótica que os interessados, como professores e alunos, têm
desta temática. Sempre centralizando as discussões no âmbito da disciplina escolar de
Geografia, buscando desta forma uma melhor relação da disciplina ministrada em sala de aula
com o cotidiano dos alunos e as novas tecnologias digitais do meio técnico-cientifico-informacional.
Descrição:
Melo, F. N. V. de. O uso de tecnologia de softwares e de jogos digitais para o ensino de geografia. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.