UEPB - Repositório Digital

O uso de tecnologia de softwares e de jogos digitais para o ensino de geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Melo, Flauber Nunes Vieira de
dc.date.accessioned 2014-12-22T12:04:26Z
dc.date.available 2014-12-22T12:04:26Z
dc.date.issued 2014-12-22
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6536
dc.description Melo, F. N. V. de. O uso de tecnologia de softwares e de jogos digitais para o ensino de geografia. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A problemática da educação no Brasil é um tema recorrente nas discussões intelectuais e acadêmicas, ainda mais centrados no âmbito mais relevante da discussão, os cursos de licenciatura, que já possuem uma tradição de apontar os problemas existentes na realidade das escolas, problemática recorrente na história da literatura geográfica brasileira. O tema dos softwares como recurso didático foi escolhido de acordo com a necessidade da busca constante de novos métodos de ensino para a sala de aula, em um contexto cada vez mais hightech e conectado. Esta pesquisa busca promover um debate acerca da utilização de programas e jogos digitais como ferramenta de abordagem científica, a nível escolar, colhendo pontos de vista, através de entrevistas de indivíduos com vínculos diversos com o tema discutido. A experimentação de um projeto já existente em escala nacional, o Projeto Um Computador por Aluno, é usado como espelho da entrada do computador no espaço escolar e é confrontado com a possibilidade de uso de games mais elaborados como fonte de conhecimento e educação. Em paralelo a isso foi desenvolvida uma série de entrevistas em busca de compreender melhor a ótica que os interessados, como professores e alunos, têm desta temática. Sempre centralizando as discussões no âmbito da disciplina escolar de Geografia, buscando desta forma uma melhor relação da disciplina ministrada em sala de aula com o cotidiano dos alunos e as novas tecnologias digitais do meio técnico-cientifico-informacional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Josandra Araújo Barreto de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Software - Programa de Computador pt_BR
dc.subject Game - Jogo de Computador pt_BR
dc.subject Recurso Didático pt_BR
dc.title O uso de tecnologia de softwares e de jogos digitais para o ensino de geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta