Resumo:
Nosso trabalho tem a intenção de melhor entender a filosofia na sua relação
com a educação no ensino Médio, de maneira que é uma necessidade inicialmente
demonstrada pelos próprios alunos, entender de forma prévia a importância que tem
a filosofia tanto no processo de evolução de suas vidas como também no processo
de constituição da sociedade. Tendo em vista que trabalhamos no campo das
abstrações, se torna um pouco difícil apresentar-lhes respostas de forma imediata,
pois os alunos entendem que podemos responder suas indagações no mesmo
tempo que um professor de história o faz em sua disciplina, ou quando se busca
entender uma nova regra da língua portuguesa quando define o fim da utilização do
trema, por exemplo: estudar o mito da caverna requer do aluno uma busca na
subjetividade e faz com que esse aluno de alguma forma relacione esse conteúdo a
sua realidade ou próxima dele. Não se trata de a filosofia ser superior ou inferior às
outras disciplinas, mas, na verdade, de buscar entender que a filosofia requer do aluno um pensamento mais crítico, de forma que esse aluno pode ou não aceitar o
que é dito, contanto que participe do raciocínio que tal questionamento proponha.
Trata-se, portanto, de o aluno ter que ser mais ativo em relação ao objeto de estudo,
pois esse objeto de estudo, faz parte de suas dúvidas mais íntimas, e que são
responsáveis por suas ações em todo o processo de crescimento como um sujeito
atento a sua realidade.
Descrição:
Tavares Júnior, G. F. O ensino da filosofia no ensino médio e os seus desafios. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.