UEPB - Repositório Digital

O ensino da filosofia no ensino médio e os seus desafios

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Tavares Júnior, Gilberto Freitas
dc.date.accessioned 2014-12-22T12:05:29Z
dc.date.available 2014-12-22T12:05:29Z
dc.date.issued 2014-12-22
dc.identifier.other CDD 107
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6539
dc.description Tavares Júnior, G. F. O ensino da filosofia no ensino médio e os seus desafios. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Nosso trabalho tem a intenção de melhor entender a filosofia na sua relação com a educação no ensino Médio, de maneira que é uma necessidade inicialmente demonstrada pelos próprios alunos, entender de forma prévia a importância que tem a filosofia tanto no processo de evolução de suas vidas como também no processo de constituição da sociedade. Tendo em vista que trabalhamos no campo das abstrações, se torna um pouco difícil apresentar-lhes respostas de forma imediata, pois os alunos entendem que podemos responder suas indagações no mesmo tempo que um professor de história o faz em sua disciplina, ou quando se busca entender uma nova regra da língua portuguesa quando define o fim da utilização do trema, por exemplo: estudar o mito da caverna requer do aluno uma busca na subjetividade e faz com que esse aluno de alguma forma relacione esse conteúdo a sua realidade ou próxima dele. Não se trata de a filosofia ser superior ou inferior às outras disciplinas, mas, na verdade, de buscar entender que a filosofia requer do aluno um pensamento mais crítico, de forma que esse aluno pode ou não aceitar o que é dito, contanto que participe do raciocínio que tal questionamento proponha. Trata-se, portanto, de o aluno ter que ser mais ativo em relação ao objeto de estudo, pois esse objeto de estudo, faz parte de suas dúvidas mais íntimas, e que são responsáveis por suas ações em todo o processo de crescimento como um sujeito atento a sua realidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Simone Marinho Nogueira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Filosofia pt_BR
dc.subject Ensino de Filosofia pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.title O ensino da filosofia no ensino médio e os seus desafios pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta