UEPB - Repositório Digital

A memória e o (re)encontro com a docência: trilhas e desafios do ensino de história na contemporaneidade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Taynnã Valentim
dc.date.accessioned 2014-12-22T12:08:20Z
dc.date.available 2014-12-22T12:08:20Z
dc.date.issued 2014-12-22
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6545
dc.description Rodrigues, T. V. A memória e o (re)encontro com a docência: trilhas e desafios do ensino de história na contemporaneidade. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A nossa problemática parte do presente e a busca por respostas encontra-se nos meandros da memória, nas linhas sutis integrantes dos dizeres dos protagonistas de nossa pesquisa, os mestres do saber, que guardam tanto conhecimento sobre outro, porém não vêm guardando quase nada sobre si. A ação reflexiva configurada no ato da autonarrativa tornou-se algo raro diante da rotina do cotidiano, fazendo perder-se das motivações internas do ser professor. O ato de narrar-se é o que acreditamos estar faltando para os educadores conseguirem lidar com as angústias atuais da profissão docente. Enxergamos a memória como um caminho para presentificar escolhas feitas no passado, e assim entender se estas ainda se encontram satisfatórias na vivência do hoje. A narrativa da memória passada doa sentidos ao presente, configura-se enquanto arte da existência. Reflete-se a um exercício de salvação e reencontro consigo. Entre os autores que discutem a memória e sua importância para o ato de existir, trazemos neste trabalho nomes como Maurice Halbawachs (2006); Diana Klinger (2007); João Carlos Tedesco (2004) e a obra “Tempos, narrativas e ficção: A invenção de si” (2006) que consiste em uma coletânea de texto sobre (auto)narrativas. Para além de um debate sobre memória e sua importância para ação docente, buscamos por uma discussão em torno da educação e os problemas apontados pelos professores; dialogando com autores como Durval Muniz (2013); Rubem Alves (2000) e Nadja Hermann (2004), para conseguimos entender o porquê do atual desânimo que aflige os nossos educadores. Este trabalho encontra-se articulado ao uso da História Oral (ALBERTI, 2005), pois realizamos entrevistas com docentes de História do ensino básico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Auricélia Lopes Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.title A memória e o (re)encontro com a docência: trilhas e desafios do ensino de história na contemporaneidade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta