Resumo:
Este trabalho se apóia no interesse em compreender a História como sendo algo formador de cidadãos
capazes de ver o mundo como um conjunto de múltiplas memórias e experiências humanas e não
como algo dado, ou seja, uma verdade acabada e imutável. Foi a partir da segunda década do século
XX que surgiram novas propostas teórico-metodológicas nas abordagens históricas através da Escola
dos Annales. Dessa forma, neste trabalho analisaremos a música como exemplo de linguagem
alternativa, pensado como documentos e objetos culturais que carregam marcas e características de
seus tempos. A música possui significações conscientes ou inconscientes que podem e devem ser
usados no ensino de História, e não deve ser utilizado apenas como ilustração, mas também no
contexto da renovação das práticas de ensino em sala de aula. A utilização da música em sala de aula
aponta também para a necessidade de preservação do Patrimônio Cultural da humanidade em todas as
suas formas. O debate sobre a memória compreende também questões muito pertinentes à música
como as formas estabelecidas ao longo do tempo pelas sociedades humanas para a preservação do
acervo cultural. Por tanto, as novas linguagens na escola como a música, dar oportunidades aos alunos
não só de aprender música, mas também de contribuir para a formação de cidadãos históricos,
requerendo também a inclusão dela na sociedade e sua liberdade de expressão.
Descrição:
Barbosa, J. E. da C. Novas linguagens no ensino de história: a música como recurso didático. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.