UEPB - Repositório Digital

Novas linguagens no ensino de história: a música como recurso didático

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, José Edson da Costa
dc.date.accessioned 2014-12-22T12:09:44Z
dc.date.available 2014-12-22T12:09:44Z
dc.date.issued 2014-12-22
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6547
dc.description Barbosa, J. E. da C. Novas linguagens no ensino de história: a música como recurso didático. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho se apóia no interesse em compreender a História como sendo algo formador de cidadãos capazes de ver o mundo como um conjunto de múltiplas memórias e experiências humanas e não como algo dado, ou seja, uma verdade acabada e imutável. Foi a partir da segunda década do século XX que surgiram novas propostas teórico-metodológicas nas abordagens históricas através da Escola dos Annales. Dessa forma, neste trabalho analisaremos a música como exemplo de linguagem alternativa, pensado como documentos e objetos culturais que carregam marcas e características de seus tempos. A música possui significações conscientes ou inconscientes que podem e devem ser usados no ensino de História, e não deve ser utilizado apenas como ilustração, mas também no contexto da renovação das práticas de ensino em sala de aula. A utilização da música em sala de aula aponta também para a necessidade de preservação do Patrimônio Cultural da humanidade em todas as suas formas. O debate sobre a memória compreende também questões muito pertinentes à música como as formas estabelecidas ao longo do tempo pelas sociedades humanas para a preservação do acervo cultural. Por tanto, as novas linguagens na escola como a música, dar oportunidades aos alunos não só de aprender música, mas também de contribuir para a formação de cidadãos históricos, requerendo também a inclusão dela na sociedade e sua liberdade de expressão. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Lindaci Gomes de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Recurso Didático pt_BR
dc.subject Linguagem de Ensino pt_BR
dc.title Novas linguagens no ensino de história: a música como recurso didático pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta