dc.contributor.author |
Barbosa, José Edson da Costa |
|
dc.date.accessioned |
2014-12-22T12:09:44Z |
|
dc.date.available |
2014-12-22T12:09:44Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-22 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.89 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6547 |
|
dc.description |
Barbosa, J. E. da C. Novas linguagens no ensino de história: a música como recurso didático. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho se apóia no interesse em compreender a História como sendo algo formador de cidadãos
capazes de ver o mundo como um conjunto de múltiplas memórias e experiências humanas e não
como algo dado, ou seja, uma verdade acabada e imutável. Foi a partir da segunda década do século
XX que surgiram novas propostas teórico-metodológicas nas abordagens históricas através da Escola
dos Annales. Dessa forma, neste trabalho analisaremos a música como exemplo de linguagem
alternativa, pensado como documentos e objetos culturais que carregam marcas e características de
seus tempos. A música possui significações conscientes ou inconscientes que podem e devem ser
usados no ensino de História, e não deve ser utilizado apenas como ilustração, mas também no
contexto da renovação das práticas de ensino em sala de aula. A utilização da música em sala de aula
aponta também para a necessidade de preservação do Patrimônio Cultural da humanidade em todas as
suas formas. O debate sobre a memória compreende também questões muito pertinentes à música
como as formas estabelecidas ao longo do tempo pelas sociedades humanas para a preservação do
acervo cultural. Por tanto, as novas linguagens na escola como a música, dar oportunidades aos alunos
não só de aprender música, mas também de contribuir para a formação de cidadãos históricos,
requerendo também a inclusão dela na sociedade e sua liberdade de expressão. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Lindaci Gomes de Souza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso Didático |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem de Ensino |
pt_BR |
dc.title |
Novas linguagens no ensino de história: a música como recurso didático |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |