Resumo:
Este artigo tem por finalidade destacar a importância das mulheres a partir da
memória de quatro professoras da cidade de Juazeirinho – PB. Neste sentido,
estamos abordando sobre as memórias de professoras no período
compreendido entre 1950 e 1980, enfatizando suas vivências e experiências na
educação escolarizada. Procuramos compreender a trajetória de vida e
docência de mulheres professoras em Juazeirinho-PB a partir de suas
memórias e contribuições para a história da educação do município. A partir de
suas narrativas, tentamos identificar como era o cotidiano das professoras,
analisando os seus desafios e dilemas no espaço escolar; tomamos como
evidência o campo da história cultural para refletir sobre as questões relativas à
história e às memórias de professoras. Este trabalho se situa no campo da
História cultural a partir dos estudos de gênero, memória e história de vida de
professoras a partir dos estudos de Freitas (2003), Louro (1997), Menezes
(2007), Mestre (2004), Nora (1981), Ricoeur (2007), Soihet (1997) e Souza
(2007). A metodologia utilizada foi a pesquisa da História Oral a partir da
história,fazendo uso de entrevistas semiestruturadas de história de vida. Este
trabalho nos possibilitou entender a contribuição das professoras na história da
educação por meio dos trabalhos desenvolvidos em suas práticas docentes.
Descrição:
Santos, D. M. dos. História e memória de professoras de Juazeirinho - PB: contribuições para a história da educação. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.