Resumo:
O estudo contido neste artigo investiga como a memória da Independência se expressa
nos livros didáticos de História, e qual o papel deles na recriação e reinterpretação sobre o
tema. Assim, utilizou-se como fontes um conjunto demanuais escolares editados entre os anos
de 1960 e 2000, avaliando os aspectos vinculados àhistoriografia tradicional que se fazem
presentes, bem como as explicações implícitas e ossentidos dados aos eventos históricos.
Considerando-se os tons nacionalistas apresentadospela escrita dos autores, concluiu-se que
os livros didáticos eram utilizados comoinstrumentos para a formação de uma consciência
patriótica nos alunos de acordo com a historiografia da época regida pela classe que detinha o
poder político e econômico no país. Para tanto, buscou-se investigar através de pesquisa
bibliográfica através do tema tomando uma abordagem qualitativa.
Descrição:
Cordeiro, L. de A. Representações da independência nos livros didáticos - uma análise de obras da década de 1960 até os dias atuais. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.