dc.contributor.author |
Cordeiro, Luana de Almeida |
|
dc.date.accessioned |
2014-12-22T12:10:03Z |
|
dc.date.available |
2014-12-22T12:10:03Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-22 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.32 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6549 |
|
dc.description |
Cordeiro, L. de A. Representações da independência nos livros didáticos - uma análise de obras da década de 1960 até os dias atuais. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O estudo contido neste artigo investiga como a memória da Independência se expressa
nos livros didáticos de História, e qual o papel deles na recriação e reinterpretação sobre o
tema. Assim, utilizou-se como fontes um conjunto demanuais escolares editados entre os anos
de 1960 e 2000, avaliando os aspectos vinculados àhistoriografia tradicional que se fazem
presentes, bem como as explicações implícitas e ossentidos dados aos eventos históricos.
Considerando-se os tons nacionalistas apresentadospela escrita dos autores, concluiu-se que
os livros didáticos eram utilizados comoinstrumentos para a formação de uma consciência
patriótica nos alunos de acordo com a historiografia da época regida pela classe que detinha o
poder político e econômico no país. Para tanto, buscou-se investigar através de pesquisa
bibliográfica através do tema tomando uma abordagem qualitativa. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Luira Freire Monteiro |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Livro Didático |
pt_BR |
dc.subject |
Independência do Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Historiografia |
pt_BR |
dc.title |
Representações da independência nos livros didáticos - uma análise de obras da década de 1960 até os dias atuais |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |