Resumo:
Nos cursos de licenciatura, são destinadas 400 horas para realização de estágio supervisionado
em escolas da educação básica. Os futuros professores devem vivenciar o cotidiano de sala de
aula e desenvolver competências e habilidades próprias do “fazer docente”. Um dos maiores
desafios da formação inicial é ensinar ao futuro professor a fundamentar sua prática com
referenciais teóricos e a construir uma postura investigativa para suas ações em sala de aula.
Neste trabalho, o objetivo foi apresentar a versão preliminar de uma Ficha de Indicadores para
Análise de Aulas filmadas em vídeo (FIAA). Essa ficha pode revelar aos professores em
formação as concepções e as características do seu fazer que até então eram tácitas,
promovendo a explicitação, reflexão e mudança em sua prática docente.
Descrição:
MATIAS, A. da S.
Formação inicial de professores: um
instrumento para sistematizar a reflexão sobre a
prática. 2011. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.